Onda de calor: Inmet prorroga alerta de grande perigo até terça-feira (26)

Onda de calor atinge o Brasil desde a última segunda-feira (17) e a previsão do Instituto é de temperaturas acima de 42ºC em algumas regiões

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Onda de calor: Inmet prorroga alerta de grande perigo até terça-feira (26)
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, prorrogou o alerta de “grande perigo” devido à onda de calor que atinge o país até a próxima terça-feira (26). 

A onda de calor atinge o Brasil desde a última segunda-feira (17) e a previsão do Instituto é de temperaturas acima de 42ºC em algumas localidades a partir desta sexta-feira (22).

O alerta é da categoria “vermelha”, que significa “grande perigo”, para os estados:: Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Paraná e todo o Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Alerta vermelho estendido até a próxima terça-feira - Divulgação/Inmet

Segundo o Inmet, a onda de calor ocorre por causa do tempo seco e queda da pressão atmosférica, que impede a formação de nebulosidade e afasta o avanço das frentes frias.

“A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar”, informa o Inmet.

Cuidados 

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor. Porém, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são vulneráveis. Algumas medidas podem aliviar e evitar as complicações:

- Beber mais água e líquidos. O ideal é ingerir um copo de água por hora ou 2 a 3 litros por dia;

- Se refrescar com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto;

- Procure ficar em locais frescos, com sombra;

- Evite praticar exercícios físicos nos horários mais quentes;

- Use roupas leve;

- Verifique com frequência o estado de saúde de idosos acima de 65 anos, especialmente aqueles com doença cardíaca, problemas pulmonares e nos rins;

- Em caso de mal-estar intenso, procure um médico.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.