Surto de dengue no Brasil faz parte de aumento em escala global, diz OMS

Presidente da organização, Tedros Adhanom, disse que em 2023 foram notificados 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países

Agência Brasil

Surto de dengue no Brasil faz parte de aumento em escala global, diz OMS
Larva do mosquito da dengue
REUTERS/Ricardo Moraes

Em visita ao Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue registrado no país faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global. 

Segundo o diretor-geral da OMS, foram relatados, ao longo de 2023, 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países de todas as regiões, exceto a Europa.

Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros lembrou que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas globais, vem contribuindo para o aumento de casos de dengue no Brasil e no mundo. 

Tedros Adhanom Ghebreyesus comentou ainda a vacinação contra a doença e disse que o país tem uma capacidade gigantesca de produção de insumos desse tipo.

“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença”, disse. “Temos a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate”, completou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais