Objetos de arte destruídos por golpistas no Congresso começam a ser restaurados

Trabalho de restauração dos objetos é feito com cuidado. No Senado, lista de objetos danificados é extensa

Da redação, com Agência Senado

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Obras de arte danificadas no ato golpista são restauradas
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Funcionária faz a restauração de obra de arte danificada na invasão ao Congresso NacionalAdriano Machado/Reuters
Sala da Câmara dos Deputados é usada para restauração dos objetos destruídosAdriano Machado/Reuters
Funcionária faz a restauração de obra de arte danificadaAdriano Machado/Reuters
Funcionária faz a restauração de obra de arte danificadaAdriano Machado/Reuters
Congresso Nacional separou uma série de objetos danificados pelos golpistasAdriano Machado/Reuters
Este vaso dado por um embaixador do Sudão ficou em caquinhosAdriano Machado/Reuters
Trabalho de restauração dos objetos danificados por golpistas é feito com cuidadoAdriano Machado/Reuters
Obra de arte danificada após os protestos antidemocráticos no Brasil em 8 de janeiro, no Congresso Nacional, em BrasíliaAdriano Machado/Reuters

Objetos de arte destruídos ou danificados por golpistas que invadiram o Congresso Nacional no dia 8 começam a ser restaurados por uma equipe de especialistas em restauração na Câmara dos Deputados. Entre os objetos estão taças, porcelana, objetos de decoração de cobre e uma faca antiga.

No Senado, a expectativa é concluir procedimentos burocráticos e algumas restaurações até o fim de fevereiro. Os processos mais complexos exigirão tempo.

A chefe de serviço do Segam, Maria Cristina Silva Monteiro, responsável por listar todas as áreas e objetos vandalizados na Casa, admitiu que o estrago poderia ter sido ainda maior. Segundo ela, algumas peças de difícil reparação, como os paineis de vidro de Marianne Peretti, ficaram intactos. 

Confira a lista de danos ao acervo do Museu

No Salão Nobre:

  • Tapeçaria de Burle Marx: rasgada, embolada, contaminada de urina e arremessada na entrada da galeria do Plenário. Restauro necessário: higienização parte a parte, pois a peça é antiga.
  • Quadro Ato de assinatura do Projeto da 1ª Constituição, de Gustavo Hastoy, que tentaram derrubar, mas não conseguiram. Parte inferior da moldura danificada, além de alguns arranhões na pintura. Restauro necessárioprecisa ser retirado da moldura, pois é banhado a ouro com três metros de largura. A pintura deve ser colocada sobre uma plataforma de madeira, com auxílio de uma estrutura de ferro a ser montada pontualmente para o reparo.
  • Quadros de Urbano Villela na galeria dos presidentes: cinco quadros vandalizados. Restauro necessário: artista Urbano Villela será chamado para repor as obras que não puderem ser recuperadas pela equipe do Museu.
  • Tinteiro de bronze da época do império: amassado e dobrado ao meio. Restauro necessário: aquecimento do metal.
  • Vitrine com fotos e réplica da Constituição: vidro estilhaçado. Restauro necessário: reposição do vidro.
  • Mesa de centro vinda do Palácio Monroe: teve o tampo lascado e uma coluna lateral danificada. Restauro necessário: trabalho da própria equipe do Museu.
  • Painel vermelho de Athos Bulcão: sofreu arranhões devido aos estilhaços. Restauro necessário: Serão necessários três vidros de 20 ml de tinta vermelha específica, cada um ao preço estimado de R$ 800,00.
  • Tapete persa de decoração do dispositivo de receptivo dos chefes de estado: foi encharcado e possivelmente sujo de urina. Restauro necessáriolavagem inicial para verificar se necessita de outra intervenção.

Na presidência:

  • Quadro de Guido Mondim: foi arrancado da moldura e jogado ao chão. Restauro necessário: avaliação das avarias e recolocação na moldura.
  • Mesa de trabalho do século 19, que pertenceu aos palácios dos Arcos e Monroe: totalmente danificada, com partes e pedaços espalhados por diversos pontos da Casa. Restauro necessário: ainda é incerta sua recuperação. É preciso recolher todas as partes e tentar recompô-la com novas peças de madeira.
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Plenarinho:

  • Cadeira que pertenceu ao Palácio Monroe: braço quebrado. Restauro necessáriorecolocação da peça.

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