'O Sequestro do Voo 375', baseado em história real, está em cartaz nos cinemas

Filme conta caso que aconteceu em 1988, quando um homem sequestrou um avião com o objetivo de matar o presidente do Brasil

Por Igor Calian

A história que mudou os rumos da aviação brasileira, uma tragédia que foi evitada graças a experiência e a coragem de um comandante. “O Sequestro do Voo 375”, filme baseado em fatos reais está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. 

O filme conta detalhes de uma história pouco conhecida: o dia em que um homem sequestrou sozinho um avião e queria fazer com que o piloto jogasse a aeronave no Palácio do Planalto, em Brasília, para matar o então presidente José Sarney. 

“O Sequestro do Voo 375” chegou aos cinemas brasileiros nesta semana e contou com o lançamento em um shopping de São Paulo, evento contou com a presença de convidados e elenco do longa. 

O ator Jorge Paz interpreta Nonato, o sequestrador desempregado e que não aceitava a situação de instabilidade econômica do país. “Não deixa de ser um vilão brasileiro, isso é o mais importante. A gente não está fazendo um vilão americano”, disse. 

A mega produção brasileira tem investimento de R$ 25 milhões e foi gravado no icônico estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O local é o único lugar do Brasil capaz de gravar um projeto com a dimensão do “O Sequestro do Voo 375”. 

“Tem uma reflexão sobre Brasil de 1988 e também se aprofunda um pouco nesses personagens com outras camadas que a gente pode conhecer”, declarou o diretor do filme Marcus Baldini. 

Fernando Murilo Lima e Silva, conhecido como o comandante Murilo, fez manobras arriscadas para pousar o avião em segurança, após ver o seu copiloto ser assassinado pelo sequestrador. Ele morreu em 2020, seu filho Fernando Alves de Lima e Silva esteve no lançamento. 

“Ele era o maior entusiasta do filme, ele falava com a maior satisfação. Era um cara com o coração enorme, amado por todos. Era um cara muito especial”, declarou  Fernando Alves de Lima e Silva. 

O filme 

Baseado em uma história real brasileira de 1988, o longa acompanha o trabalhador Nonato (Jorge Paz), que se rebela contra o presidente da época e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. 

Murilo (Danilo Grangheia), o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira, impactando para sempre a aviação. 

Gravado no icônico estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, “O Sequestro do Voo 375” contou com uma robusta estrutura de filmagens, sendo fiel aos detalhes da época, especialmente na recriação do Boeing.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.