Técnicos do Instituto Médico Legal (IML) concluíram que a causa da morte das 62 vítimas do acidente aéreo da Voepass em Vinhedo (SP) foi politraumatismo, ou seja, todos os ocupantes morreram quando a aeronave atingiu o solo.
O politraumatismo é caracterizado por múltiplas lesões causadas ao corpo por forças externas, de natureza física ou química, como impactos ou queimaduras.
O politrauma pode acometer órgãos vitais e diversos sistemas e, em casos extremos, pode levar a óbito.
Para ser considerado um paciente de politraumatismo, ou de traumas múltiplos, é preciso que haja duas ou mais lesões graves em pelo menos duas partes (sistemas) do corpo com repercussão de parâmetros fisiológicos uma ou mais partes do corpo.
Fratura de ossos, lesões cerebrais, hemorragias, amputações e lesões na coluna são os ferimentos mais comuns que ocorrem nesses casos.
O tratamento do politraumatismo, que também é chamado de politrauma corporal ou traumas múltiplos, é feito no hospital, pois é uma emergência médica que pode colocar a vida em risco, e tem como objetivo estabilizar a pessoa e tratar as múltiplas lesões.
As principais causas de politraumatismo são:
- Acidente de veículos motorizados;
- Atropelamento;
- Explosões;
- Queimaduras;
- Amputações,
- Espancamentos ou golpes em várias regiões do corpo;
Além disso, outras causas do politraumatismo são tentativa de suicídio ou homicídio, por exemplo.