O que é OVNI? Entenda o que são objetos avistados nos EUA e na China

Objetos voadores também foram vistos no Canadá e no Uruguai

Da redação

O que é OVNI? Entenda o que são objetos avistados nos EUA e na China
Agente da Força Aérea dos Estados Unidos (imagem ilustrativa)
Departamento de Defesa dos EUA/Divulgação

Quatro objetos voadores não identificados (OVNIs) foram abatidos desde o início de fevereiro nos Estados Unidos. Um deles, derrubado em 4 de fevereiro na costa oeste norte-americana, foi posteriormente identificado como um dirigível sem tripulação chinês.

O país asiático afirmou que o instrumento tinha fins meteorológicos, mas autoridades estadunidenses acusam a China de usar o objeto para espionagem. Desde o incidente, os dois países têm trocado acusações sobre vigilância não autorizada.  

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Wang Wenbin disse que os órgãos norte-americanos tem que lidar com o incidente de maneira "calma e profissional". "São os Estados Unidos que tem maior rede de espionagem do mundo", afirmou em pronunciamento nesta segunda-feira, 13.

O que é OVNI?

Óvni é um acrônimo que significa "objeto voador não identificado". É usado de forma ampla, para se referir a qualquer instrumento voador que não tenha origem clara. Acrônimo é uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras. A origem vem da versão inglesa do termo, UFO, que foi criado nos anos 50.

Em 1968, a Força Aérea dos Estados Unidos financiou um estudo da Universidade de Colorado sobre o assunto, que ficou conhecido como Relatório Condon.  

A pesquisa define óvni como "algo visto no céu que os observadores não conseguiram identificar a origem como usual e que pareceu suficientemente enigmático para que este procurasse uma autoridade (polícia, membro do governo, imprensa) para relatar o ocorrido". A definição também engloba objetos enigmáticos que foram vistos pousados, mas que o observador acredita ter capacidade de voar.

Apesar do significado amplo, por conta do uso na mídia e na cultura pop, é comum a associação com origem de fora do planeta.

Sobre os óvnis abatidos recentemente nos Estados Unidos, um general da Força Aérea dos Estados Unidos, Glen VanHerck, disse que a possibilidade de causa extraterrestre não foi descartada.  

"Vou deixar que a comunidade de serviços de inteligência e de contrainteligência internacional determine essa resposta. Nada foi descartado", afirmou em pronunciamento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no domingo, 12. A resposta não incluía o balão chinês, já identificado.

Quais foram os óvnis abatidos?

Além do balão derrubado no dia 4 de fevereiro, pelo menos mais três objetos foram impactados por aeronaves da Força Área dos Estados Unidos. Por ora,  seguem sem identificação.

  • Objeto no Alasca (sexta-feira, 10) – caças americanos derrubaram um objeto voador do tamanho de um carro no estado do Alasca. Pelas observações das autoridades, o óvni não tinha piloto;
  • Objeto cilíndrico no Canadá (sábado, 11) – o objeto estava em alta altitude quando foi derrubado por um caça americano em Yukon, no Canadá. Autoridades canadenses informaram que o óvni tinha natureza cilíndrica; e
  • Objeto octagonal (domingo, 12) – já este óvni foi derrubado na região dos Grandes Lagos, no Michigan, já perto da fronteira com o Canadá.

Fora da América do Norte, a Força Área do Uruguai anunciou que iniciou investigações sobre óvni avistado em Termas de Almirón, ponto turístico do país, no sábado, 11. Participantes de um festival viram e registraram luzes intermitentes no céu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais