O jornalista e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, em um hospital em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O óbito foi confirmado pela equipe médica.
Segundo nota divulgada pelo hospital, a causa da morte foi “insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos”.
De acordo com o site do Hospital São Luiz, da Rede D’or, a insuficiência renal crônica é uma doença progressiva e gradual, em que os rins perdem a capacidade de filtragem do sangue e param gradativamente de funcionar, comprometendo também outras funções.
Entre as principais causas para a insuficiência renal estão outras doenças e condições, como diabete ou hipertensão arterial. Nefrites, infecções dos rins, e outras infecções renais recorrentes também podem fazer com que a doença seja desenvolvida.
Quais são os sintomas
Os sintomas de insuficiência renal crônica incluem:
- Alterações de urina, como a presença de sangue ou espuma;
- Mudanças na quantidade de urina eliminada durante o dia, como aumento ou queda em sua produção;
- Cãibras musculares;
- Tremores no corpo;
- Cansaço excessivo durante o dia;
- Dificuldade para dormir;
- Náuseas e vômitos;
- Perda de apetite.
“Por se tratar de uma doença progressiva, os sintomas de insuficiência renal crônica ficam piores conforme o tempo passa. O paciente pode começar a apresentar sintomas que não possuía anteriormente, todos conectados com a doença”, diz o site da Rede D’or.
Como é o tratamento
O tratamento da insuficiência renal crônica depende do estágio da doença em que o paciente se encontra. Nos casos iniciais, pode ser feito por meio de medicamentos e mudanças na dieta, visando desacelerar a progressão da doença.
Outros casos podem envolver a realização de sessões de hemodiálise, um procedimento que filtra o sangue do paciente por meio de máquina, ajudando a realizar artificialmente parte das funções do rim – processo que era feito por Cid Moreira.
Existem ainda outras possibilidades, como hemodiafiltração, diálise peritoneal e fístula arteriovenosa. Alguns casos de insuficiência renal crônica também envolvem a realização de transplante de rim.
Diagnóstico
Como não costuma haver presença de sintomas até as fases avançadas da doença, a insuficiência renal crônica é geralmente detectada por meio de exames laboratoriais.