Notícias

O que é certo: escovar os dentes antes ou depois do café?

Ordem influencia na saúde do esmalte, cujo desgaste pode fragilizar os dentes, deixando-os mais vulneráveis a problemas como sensibilidade e surgimento de cáries

Da redação, especial para band.com.br

O que é certo: escovar os dentes antes ou depois de tomar café? Envato Elements
Envato Elements

Muitos brasileiros têm o costume de tomar um cafezinho preto logo pela manhã, ao acordar, para então escovar os dentes e ir para o trabalho. Esta, no entanto, pode não ser a melhor rotina para a saúde bucal. 

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os dentes são naturalmente revestidos pelo esmalte, camada porosa que funciona como uma espécie de capa protetora. O café, por sua vez, possui pH ácido --associado a um maior potencial de corrosão.

É por isso que a escovação dos dentes logo após o consumo da bebida pode não ser uma boa ideia: as cerdas da escova acabam contribuindo para que o ácido presente no café entre pelos poros do esmalte.  

A longo prazo, isso pode levar a um desgaste dessa camada protetora, o que fragiliza os dentes e os deixa mais vulneráveis a problemas como aumento da sensibilidade e o desenvolvimento de cáries. 

Mas, afinal, o que é mais recomendado?  

Um dos caminhos é apostar na escovação dos dentes logo após acordar, ainda antes de comer ou tomar café, já que a higienização ajuda a remover as placas bacterianas que se formaram durante a noite --prevenindo, assim, o surgimento de cáries-- e o uso da pasta dental auxilia na proteção do esmalte. 

Depois de beber ou se alimentar, é possível fazer um simples bochecho com água para neutralizar o ambiente ácido dentro da boca.  

Para quem ainda assim preferir fazer a higienização depois de comer ou tomar café, o recomendável é esperar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes. Mas há quem sugira até mais tempo: para a Associação Dental Americana, o intervalo recomendado é de 60 minutos. 

Café pode manchar os dentes? Como evitar? 

O café é conhecido ainda por seu potencial de provocar manchas nos dentes, e muitas pessoas acreditam que, por isso, escová-los logo após o consumo da bebida seria o mais recomendado.  

Essas manchas, no entanto, podem acontecer principalmente quando o café entra em contato com as placas bacterianas --que nada mais são do que películas compostas por bactérias e restos alimentares que se formam sobre os dentes. 

Neste contexto, especialistas destacam as vantagens da higienização dos dentes logo após acordar e antes de tomar café. Assim, as placas geradas na boca durante a noite são eliminadas, o que diminui as chances de a bebida provocar manchas. 

Mesmo assim, segundo André Reis, professor clínico associado de odontologia da Universidade da Flórida, o café não está entre as bebidas mais associadas a manchas nos dentes. "Ele não produz tantas manchas quanto o vinho tinto ou alguns tipos de chás", disse o professor à BBC. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais