O que causou inundações mortais na Espanha? Entenda o que é o fenômeno DANA

O leste e o sul da Espanha são particularmente suscetíveis ao fenômeno devido à sua posição entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo

Da redação

O que causou inundações mortais na Espanha? Entenda o que é o fenômeno DANA
Enchentes na Espanha após fortes chuvas
Susana Vera/Reuters

As enchentes repentinas catastróficas que mataram diversas pessoas na Espanha são causadas por um sistema climático destrutivo no qual o ar frio e o ar quente se encontram e produzem fortes nuvens de chuva, um padrão que se acredita estar se tornando mais frequente devido às mudanças climáticas.

O fenômeno é conhecido localmente como DANA, sigla em espanhol para depressão isolada de alta altitude, e, diferentemente de tempestades ou rajadas comuns, pode se formar independentemente de correntes de jato polares ou subtropicais.

Quando o ar frio sopra sobre as águas quentes do Mediterrâneo, ele faz com que o ar mais quente suba rapidamente e forme nuvens densas e carregadas de água que podem permanecer sobre a mesma área por muitas horas, aumentando seu potencial destrutivo. O evento às vezes provoca grandes tempestades de granizo e tornados, como visto esta semana. 

O leste e o sul da Espanha são particularmente suscetíveis ao fenômeno devido à sua posição entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

Antes do termo DANA ser cunhado no início dos anos 2000, qualquer chuva forte no outono, característica do clima mediterrâneo, costumava ser conhecida pelo nome popular de "gota fria" (gota fria) na Espanha e em partes da França. O termo ainda é amplamente usado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais