
O ator Val Kilmer morreu aos 65 anos em Los Angeles, na Califórnia, na madrugada desta quarta-feira (02). Segundo a filha do ator, famoso por papéis em "Top Gun" e "Batman Eternamente", a causa da morte foi uma pneumonia. Ele deixa dois filhos: Mercedes e Jack, além de uma legião de fãs do artista.
A pneumonia, inflamação dos pulmões, pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outras substâncias. Os pulmões ficam cheios de pus, o que dificulta a respiração. O problema pode ser fatal, especialmente em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
No caso de pessoas como Val Kilmer, que teve um câncer de garganta em 2014 e tinha 65 anos, a pneumonia pode ser ainda mais grave, devido ao sistema imunológico debilitado.
Kilmer convivia com sequelas de uma traqueostomia, procedimento que permite a passagem de ar sem atravessar pelas vias superiores. A técnica, que pode ser temporária ou permanente, foi feita durante o tratamento de câncer de garganta feito pelo ator.
Pessoas com traqueostomia convivem com uma cânula que auxilia a passagem de ar, mas o procedimento também traz riscos. Há chances de infecções, lesões na traqueia e outras estruturas. Como a entrada do ar não passa pela filtragem natural do nariz, há o risco de microorganismos entrarem, o que pode causar doenças como a pneumonia.
Quais os sintomas da pneumonia?
Os principais sintomas podem ser confundidos com uma gripe comum. Eles são:
- Tosse seca ou com catarro;
- Febre alta;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Fraqueza;
- Fadiga