O prefeito Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, defendeu a decisão que derrubou a liminar que impedia a gestão de retirar barracas de pessoas em situação de rua na capital. Na cidade, vários locais públicos são ocupados por grupos que não têm teto, muitos deles dependentes químicos.
A derrubada da liminar ocorreu na última sexta-feira (31). Segundo Nunes, a decisão de ontem é importante porque “barraca não é lar”, em declaração dada à imprensa.
“Muito, muito importante essa decisão que cassa a liminar, no qual o autor defende as barracas nas ruas e calçadas de São Paulo. Rua não é endereço. Barraca não é lar. Não é digno pessoas nas ruas expostas ao sol, chuva, sem banheiro, sem chuveiro, torneira”, afirmou o prefeito da maior cidade do Brasil.
Nunes ainda listou medidas da prefeitura para a população em situação de rua, como a ampliação de vagas nos Centros de Acolhida, a construção de vilas com casas de 18 m² e a contratação de 3,5 mil vagas de hotéis.
A Prefeitura deve começar, na próxima segunda-feira (3), o processo de retirada de barracas das ruas, segundo o Secretário de Assuntos Estratégicos, Alexis Vargas.
Anteriormente, a liminar foi concedida após o deputado Guilherme Boulos (Psol) impetrar uma ação contra a retirada de barracas. Em nota, o parlamentar disse que recorrerá da decisão.