Enchentes no RS deixam ao menos 136 mortos e 125 desaparecidos

Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 2,1 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelas inundações que atingiram o estado

Por Deutsche Welle

Enchentes no RS deixam ao menos 136 mortos e 125 desaparecidos
Homem caminha em rua destruída por enchente no Rio Grande do Sul
REUTERS/Adriano Machado

O número de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 136 neste sábado (11), segundo boletim da Defesa Civil do estado. Há ainda 806 pessoas feridas e 125 seguem desaparecidas após as inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram o território gaúcho.

O boletim divulgado às 18h informa que 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas consequências das chuvas em 445 dos 497 municípios gaúchos. Os números mostram ainda que 81.043 pessoas estão em abrigos e 537.380 estão desalojadas.

Desde o fim de abril, pelo menos 74 mil pessoas foram resgatadas e um efetivo mobilizado para auxiliar as vítimas é de 27.589, além de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. 

A Defesa Civil também divulgou o balanço de animais resgatados. Segundo o órgão, desde o início das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, cerca de 10.348 foram resgatados.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a estes locais. “O solo dessas localidades continua instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.

Alerta de onda de frio no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alertou que uma frente fria muito intensa chegará ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (13) e as temperaturas podem chegar a 0°C na quarta-feira (15).

De acordo com a nota emitida pelo órgão, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na próxima segunda-feira (13) uma massa de ar frio e seco vai se instalar na região e as temperaturas não deverão passar de 13°C nas regiões serranas e da campanha gaúcha. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 16°C e 18°C.

No entanto, as temperaturas podem cair até 10 graus na terça-feira (14) e ainda há riscos de ocorrência de geadas, principalmente na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O InMet alerta que, a partir de quarta-feira (15), as temperaturas no estado podem ficar entre 0°C e 1°C.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais