Novo voo da FAB decola do Líbano rumo ao Brasil com 237 repatriados

Desde 5 de outubro, quando se iniciou a Operação Raízes do Cedro, já foram retirados do Líbano 2.308 pessoas e 29 animais de estimação

da redação

Avião KC-30, da Força Aérea Brasileira
Divulgação/FAB

O 11º voo da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, decolou de Beirute, capital do Líbano, às 13h35 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13). A aeronave deve pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta quinta-feira (14). 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave da FAB repatriou 237 passageiros, incluindo 17 crianças de colo e cinco animais de estimação. 

Desde 5 de outubro, quando se iniciou a Operação Raízes do Cedro, ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já foram retirados do Líbano 2.308 pessoas e 29 animais de estimação.

A operação também conta com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal, que apoiam os repatriados na chegada em Guarulhos, São Paulo. 

Cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano. Desses, três mil manifestaram interesse na repatriação para fugir do conflito envolvendo Hezbollah, Hamas e Israel, segundo o Itamaraty.

“O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno”, informou a pasta em nota. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.