Novo vídeo mostra que Shinzo Abe morreu após levar dois tiros pelas costas

Ex-premiê do Japão foi morto durante comício na cidade de Nara. Atirador foi preso pelos seguranças portando uma arma caseira

Da redação

Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra que o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe leva dois tiros pelas costas enquanto fazia um discurso durante comício na cidade de Nara, perto de Quioto (veja acima). Ele morreu em seguida.

Abe chega a olhar para trás ao receber o primeiro tiro e depois recebe o segundo e cai para a frente. Imediatamente os seguranças do ex-premiê imobilizam o atirador identificado como Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. Ele é ex-militar da Marinha japonesa e usou “equipamento semelhante a uma arma”, uma espécie de espingarda artesanal. 

A arma caseira usada no ataque foi apreendida. 

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020. O homem suspeito de atirar em Shinzo Abe disse à polícia que estava descontente com o ex-primeiro-ministro japonês e pretendia matá-lo, disse a emissora nacional NHK, citando a polícia.

O comício desta sexta-feira ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

"Qualquer que seja o motivo [do ataque], um ato bárbaro como este não pode ser tolerado e nós condenamos com firmeza", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno. O governo anunciou a criação de um grupo para investigar o ataque. O embaixador americano no Japão, Rahm Emanuel, disse estar "entristecido e emocionado" com o acontecimento.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.