Novo Presidente do Irã se encontra com professor israelense de Universidade dos EUA

Lior Sternfeld é professor de história e estudos judaicos na Pensilvânia

Por Moises Rabinovici

Novo Presidente do Irã se encontra com professor israelense de Universidade dos EUA
Majid Asgaripour via REUTERS

Um encontro inusitado, que no Irã dá cadeia sob a acusação de espionagem, ocorreu nesta terça-feira, entre o novo presidente iraniano Masoud Pezeshkiam e um professor de história e estudos judaicos da Universidade da Pensilvânia, Lior Sternfeld.

Depois do encontro, Sternfeld disse “esperar que o presidente iraniano seja capaz de liderar o Irã a um papel construtivo capaz de levar a paz ao Oriente Médio. ”

A imprensa iraniana acompanhando o presidente Pezeshkiam não noticiou o encontro. Israel é considerado um arqui-inimigo desde a revolução islâmica de 1979. Os desportistas do Irã são proibidos de competir com os israelenses. Mas Teerã abriga a maior comunidade judaica fora de Israel no Oriente Médio.

O professor Sternfeld está trabalhando num estudo sobre a diáspora judaico-iraniana nos Estados Unidos e Israel. Antes da revolução islâmica, Israel e Irã mantinham boas relações. Em sua página na Universidade da Pensilvânia, ele conta que “Meu primeiro livro, Between Iran and Zion: Jewish Histories of Twentieth-Century Iran (Stanford University Press, 2018), examina, tendo como pano de fundo o nacionalismo iraniano, o sionismo e o constitucionalismo, o desenvolvimento e a integração das comunidades judaicas no Irã nos projetos de construção da nação do século passado. ”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.