Surgiu uma nova imagem do caso da abordagem de guardas civis metropolitanos de São Paulo. O vídeo mostra o homem, identificado como César Victor Baptista, 56, jogando uma sacola supostamente com as drogas, instantes antes de ser rendido pelos agentes.
Três guardas civis metropolitanos estão fastados após serem flagrados apoiando o joelho no pescoço do homem. Os guardas ainda teriam colocado um saco com pó branco ao lado dele para acusá-lo de tráfico de drogas.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), os guardas estão afastados pela abordagem "não adequada" e que "não representa a GCM".
Os agentes serão investigados e, dependendo da apuração do caso, podem ser expulsos da corporação, segundo informou o prefeito.
Na ocasião, os envolvidos afirmaram que estavam em patrulhamento e identificaram o rapaz com o pacote informado. Ele teria tentado fugir após avistá-los, mas foi alcançado.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) disse que o inquérito policial seria encaminhado à Justiça, para análise do Ministério Público. O caso foi registrado pelo 77º Distrito Policial.
Em seguida, a Justiça de São Paulo mandou soltar o César após a Defensoria Pública anexar imagens da agressão.
Segundo levantamento da Band, o homem possui 32 processos criminais, incluindo roubo, furtos e tráfico. A nova imagem também entrará na investigação do caso.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) afirmou “não compactuar com os desvios de conduta dos guardas” e disse que vai apurar rigorosamente o caso.
A Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana também vai instaurar uma sindicância “para analisar os fatos e as circunstâncias”.