Nobel de Medicina vai para Svante Pääbo por descobertas sobre evolução humana

Cientista sueco fez descobertas sobre genomas de ancestrais humanos já extintos, feito “aparentemente impossível”

Da redação

Nobel de Medicina vai para Svante Pääbo Divulgação/Max Planck Institute
Nobel de Medicina vai para Svante Pääbo
Divulgação/Max Planck Institute

O cientista sueco Svante Pääbo foi o ganhador do Prêmio Nobel de Medicina pelas descobertas sobre a evolução humana. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pelo secretário-geral do Comitê Nobel, Thomas Perlmann, em Estocolmo, na Suécia.

Pääbo fez descobertas sobre genomas de hominídeos extintos e à evolução humana. Com 67 anos, o biólogo foca a pesquisa na investigação do Neanderthal. Segundo a organização do prêmio, algo “aparentemente impossível” foi realizado pelo sueco. 

“Também fez a descoberta sensacional de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova”, explica nota do Comitê Nobel.

O Instituto Karolinska destaca: “Pääbo também descobriu que a transferência de genes ocorreu desses hominídeos, agora extintos, para o Homo sapiens, após a migração para fora da África há cerca de 7o mil anos”.

Premiações começam nesta segunda (3)

Os anúncios das premiações começaram a partir de hoje. A tradição mostra que o primeiro ganhador é o de medicina, cuja escolha é proposta pelo Instituto Karolisnka, um centro de pesquisa sueco de prestígio mundial.

O Nobel da Medicina de 2021 foi atribuído a David Julius e Ardem Patapoutian “pelas suas descobertas de receptores para a temperatura e o tato”. 

O Nobel

Os prêmios Nobel foram criados pelo cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896). O objetivo era usar parte da fortuna dele para incentivar pessoas que trabalhem por “um mundo melhor”.

O prestígio internacional dos prêmios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam a 10 milhões de coroas suecas (mais de 953 mil euros).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais