Foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de economia na manhã desta segunda-feira (11). Os economistas David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram os agraciados em 2021. O prêmio foi dividido entre as pesquisas de Card e as de Angrist em parceria com Imbens.
Joshua Angrist, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Guido Imbens, da Universidade de Stanford, que juntos receberam uma metade do título, ganharam o prêmio por suas contribuições para a análise das relações causais. Já David Card, da Universidade da Califórnia, que ganhou metade do prêmio, foi reconhecido por suas contribuições para a economia do trabalho.
“Os economistas revolucionaram a pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância”, destacou a Real Academia de Ciências.
O Prêmio Nobel em Ciências Econômicas concede um prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,14 milhão), uma medalha projetada pelo escultor sueco Gunvor Svensson-Lundqvist e um diploma.