O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki aproveitou o Dia da Lembrança do Holocausto, que ocorre nesta sexta-feira (27), para acusar o presidente russo Vladimir Putin de construir ‘novos campos’ de concentração durante a guerra contra a Ucrânia.
“No aniversário da libertação do campo de extermínio alemão nazista Auschwitz-Birkenau, vamos lembrar que a leste Putin está construindo novos campos”, escreveu Morawiecki no Facebook.
“Solidariedade e apoio consistente à Ucrânia são maneiras eficazes de garantir que a história não feche um círculo”, acrescentou. O primeiro-ministro não entrou em detalhes sobre a acusação contra a Rússia, mas repercutiu a fala de Volodymyr Zelensky em um discurso de outubro do ano passado.
No caso, ele citou que a prisão de Olenivka, no leste de Ucrânia, era "um campo de concentração onde nossos prisioneiros são mantidos”. Pelo Twitter, o primeiro-ministro condenou os atos do nazistas.
“Hoje é o 78º aniversário da libertação de Auschwitz - a maior fábrica de maldade humana da história. Devemos memória eterna às vítimas deste inferno. E os carrascos alemães - condenação eterna. Isso nunca pode acontecer novamente”, escreveu.