No Brasil, rainha Elizabeth entregou taça a Pelé e inaugurou Masp; relembre

Há mais de 50 anos, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip visitavam o Brasil pela primeira e até então única vez

Da redação

Já que todo mundo fala do Jubileu de Platina, a celebração dos 70 anos do reinado de Elizabeth II, você sabia que ela e o marido, príncipe Philip, estiveram no Brasil no final dos anos de 1960? Para ser mais preciso, a primeira (até então única) visita real aconteceu em 1968. O casal pousou no Aeroporto de Guararapes, em Recife, no dia 1º de novembro.

No mesmo dia, a comitiva real foi a Salvador, onde embarcou no iate real, o Britânia, que levou o casal para o Rio de Janeiro. No quinto dia da viagem, o casal foi recebido na capital federal, Brasília, pelo então presidente Arthur da Costa e Silva, contexto de ditadura militar.

Milhares de pessoas se juntaram para ver a realeza britânica no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e todos os outros locais de Brasília visitados pela rainha.

No dia 06 de novembro, a rota mudou. O casal real, então, chegou a São Paulo, onde visitou o monumento do Ipiranga, Terraço Itália – prédio icônico da capital paulista. Os dois passaram à noite no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. 

No dia seguinte, a rainha Elizabeth e Philip participaram da inauguração do Masp (Museu de Arte de São Paulo). 

No último dia da visita, os dois retornaram ao Rio de Janeiro, onde assistiram a um jogo amistoso no Maracanã, marcado especialmente para eles. Diante de 85 mil pessoas, a seleção paulista venceu a carioca por três a dois. No final, Elizabeth entregou a taça para o rei Pelé.

No dia seguinte ao amistoso, Elizabeth, Philip e toda a comitiva real embarcaram para o Chile.

Entenda o Jubileu de Platina

O Jubileu de Platina comemora os 70 anos do reinado da Rainha Elizabeth II. Para isso, foi decretado feriado bancário durante as celebrações, o que significa que muitas pessoas na Grã-Bretanha desfrutarão de um fim de semana de quatro dias em homenagem ao marco sem precedentes alcançado por Elizabeth II.

O “jubileu”, portanto, denotava a cada 49 ou 50 anos, e se referia a um ano especial de perdão de pecados, com escravos e prisioneiros libertados e dívidas esquecidas. Hoje em dia, geralmente se refere às celebrações associadas a anos específicos do reinado de um monarca.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.