O presidente Nicolás Maduro disse que a Venezuela está de portas abertas para os empresários brasileiros investirem no país fronteiriço ao Brasil, alvo de diversas sanções econômicas pela comunidade internacional devido ao não reconhecimento do atual governo.
O pronunciamento de Maduro a jornalistas ocorreu após reunião privada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (29).
“A Venezuela, hoje, está preparada, presidente Lula, para que retomemos as nossas relações tão virtuosas, junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas com plenas garantias a todo empresariado, para que voltemos ao tempo de trabalho conjunto de investimentos e crescimento econômico”, disse Maduro ao lado de Lula.
Reaproximação
Assim como Lula, Maduro defendeu a reaproximação do Brasil com a Venezuela, afastados por uma “ideologia extremista”, segundo o bolivariano. O venezuelano acredita que há a construção de um novo mapa de colaboração na região.
“Hoje, se abre uma nova época em termos de relações entre nossos povos e países. Nesta nova época, temos, frente a nós, a construção de um novo mapa de colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, agricultura”, prosseguiu o presidente da Venezuela.
“Relação plena”
Quando discursou, Lula citou que tem conhecimento das empresas que já estão na Venezuela e aquelas que querem voltar.
“Essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena. Nós sabemos da dificuldade que nós temos. Nós sabemos da quantidade de empresas que já estão na Venezuela e que querem voltar para a Venezuela. Nós sabemos da dívida da Venezuela. Nós sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo que a gente faça para que a nossa integração seja plena”, ponderou Lula.
Cúpula da Unasul
Maduro desembarcou no Brasil na noite do último domingo (28) para participar, na próxima terça-feira (30), da Cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), reunião promovida por Lula com a presença de todos os líderes da América do Sul, exceto a da presidente Dina Boluarte (Peru), devido a impedimentos constitucionais.
Por meio das redes sociais, Maduro agradeceu a recepção brasileira e afirmou que veio ao país para reforçar a união dos povos do continente sul-americano.
Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente
1ª vez no Brasil desde 2015
Esta é a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o proibiu de desembarcar no país, quando o governo brasileiro rompeu as relações com o venezuelano.
Já em dezembro de 2022, o próprio Bolsonaro revogou o decreto que impedia a entrada de membros do governo da Venezuela no Brasil. A última vez que Maduro esteve no país foi em 2015, na posse da então presidente Dilma Rousseff (PT).