No Brasil, Maduro convida empresariado brasileiro para investir na Venezuela

Declaração do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aconteceu ao lado de Lula, após reunião privada entre os dois no Planalto

Por Édrian Santos

No Brasil, Maduro convida empresariado brasileiro para investir na Venezuela
Ao lado de Lula, Nicolás Maduro faz convite a empresários brasileiros
Reuters

O presidente Nicolás Maduro disse que a Venezuela está de portas abertas para os empresários brasileiros investirem no país fronteiriço ao Brasil, alvo de diversas sanções econômicas pela comunidade internacional devido ao não reconhecimento do atual governo.

O pronunciamento de Maduro a jornalistas ocorreu após reunião privada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (29).

“A Venezuela, hoje, está preparada, presidente Lula, para que retomemos as nossas relações tão virtuosas, junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas com plenas garantias a todo empresariado, para que voltemos ao tempo de trabalho conjunto de investimentos e crescimento econômico”, disse Maduro ao lado de Lula.

Reaproximação

Assim como Lula, Maduro defendeu a reaproximação do Brasil com a Venezuela, afastados por uma “ideologia extremista”, segundo o bolivariano. O venezuelano acredita que há a construção de um novo mapa de colaboração na região.

“Hoje, se abre uma nova época em termos de relações entre nossos povos e países. Nesta nova época, temos, frente a nós, a construção de um novo mapa de colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, agricultura”, prosseguiu o presidente da Venezuela.

“Relação plena”

Quando discursou, Lula citou que tem conhecimento das empresas que já estão na Venezuela e aquelas que querem voltar.

“Essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena. Nós sabemos da dificuldade que nós temos. Nós sabemos da quantidade de empresas que já estão na Venezuela e que querem voltar para a Venezuela. Nós sabemos da dívida da Venezuela. Nós sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo que a gente faça para que a nossa integração seja plena”, ponderou Lula.

Cúpula da Unasul

Maduro desembarcou no Brasil na noite do último domingo (28) para participar, na próxima terça-feira (30), da Cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), reunião promovida por Lula com a presença de todos os líderes da América do Sul, exceto a da presidente Dina Boluarte (Peru), devido a impedimentos constitucionais.

Por meio das redes sociais, Maduro agradeceu a recepção brasileira e afirmou que veio ao país para reforçar a união dos povos do continente sul-americano.

Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente

1ª vez no Brasil desde 2015

Esta é a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o proibiu de desembarcar no país, quando o governo brasileiro rompeu as relações com o venezuelano.

Já em dezembro de 2022, o próprio Bolsonaro revogou o decreto que impedia a entrada de membros do governo da Venezuela no Brasil. A última vez que Maduro esteve no país foi em 2015, na posse da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais