A cidade de Niterói (RJ) pode iniciar a vacinação contra a Covid-19 ainda em janeiro. A previsão é do prefeito Axel Grael. Em publicação na internet, o político informou que o município da Região Metropolitana ressaltou ao Instituto Butantan que está preparado para começar a campanha até o fim do mês.
Em dezembro, o ex-prefeito Rodrigo Neves assinou um memorando com o centro de pesquisa paulista para a aquisição de 1 milhão e 100 mil doses da Coronavac.
Niterói foi a única cidade do estado a testar a fase 3 do imunizante que é desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Os testes começaram em agosto, em profissionais de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que o número de doses é suficiente para imunizar toda a população de mais de 500 mil habitantes.
Serão 54 salas de vacina nas unidades do Programa Médico de Família, policlínicas e unidades básicas de saúde, além de uma unidade de vacinação no modelo de drive thru. A vacinação também poderá ser agendada através do aplicativo Dados do Bem.
Apesar de a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro dar liberdade para as cidades adquirirem a vacina contra a Covid-19 sem licitação e antes da autorização da Anvisa, a aplicação deve seguir o plano nacional de imunização.
Com isso, Niterói não pode começar a imunizar a população antes da data estabelecida pelo Ministério da Saúde.