Negociações entre Ucrânia e Rússia são retomadas hoje; refugiados chegam a 3 mi

Por enquanto, não há acordo entre os governos de Moscou e Kiev, mas as negociações avançaram nos últimos dias

Da Redação

As negociações entre representantes de Ucrânia e Rússia continuam hoje por videoconferência para tentar encerrar o conflito entre os dois países. Ontem, as conversas tiveram avanços significativos com a elaboração de um rascunho de plano de paz. 

No 22º dia de guerra entre Ucrânia e Rússia, bombardeios aéreos atingiram um prédio residencial em Kiev nesta quinta-feira (17). O governo ucraniano afirma ter interceptado 10 aviões e foguetes de cruzeiro russos. Um prédio de 16 andares foi atingido e ao menos uma pessoa morreu.

São 15 pontos que incluem o cessar-fogo por parte da Rússia desde que a Ucrânia aceite não receber tropas ou armamento de forças estrangeiras. Na manhã de hoje, a Rússia afirmou que está se empenhando com grande energia para um tratado de paz. 

Vídeo: Vladimir Putin fala sobre a guerra na Ucrânia

O Conselho de Segurança da ONU pode voltar a se reunir nesta quinta-feira (17) para discutir a situação da guerra na Ucrânia. O pedido foi feito por Estados Unidos, Reino Unido e França. 

Refugiados

A ONU calcula que mais de três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia por causa do conflito. Esse é o fluxo mais rápido de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. 

Mais da metade fugiu para a Polônia; o país já pediu ajuda internacional para lidar com a crise migratória. Já dentro da Ucrânia, cerca de dois milhões de pessoas também se deslocaram internamente e precisaram sair de casa por causa do conflito; metade são crianças.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais