Um navio da Marinha do Brasil resgatou seis pessoas autodeclaradas argelinas, entre 25 e 50 anos, que estavam a bordo de uma pequena embarcação a 45 milhas (72 km) de Cabo de Palos, na Espanha. O navio-escola brasileiro (NE Brasil) navegava entre Civitavecchia (Itália) e Lisboa (Portugal).
Durante a viagem de instrução de guardas-marinhas, a equipe brasileira avistou a embarcação de casco rígido e motor de popa. Imediatamente, o NE “Brasil” se aproximou para checar a condição dos tripulantes e prestar os apoios iniciais. Água, comida e coletes salva-vidas foram oferecidos a todos.
Os tripulantes aparentavam boas condições de saúde, conforme avaliação da equipe médica do NE.
“Não havia indícios de que estivessem no mar há muito tempo”, informou Ricardo Araújo, capitão de Mar e Guerra e Comandante do navio.
Os argelinos afirmaram que tentavam entrar na Espanha quando ficaram à deriva. Em seguida, as autoridades marítimas espanholas foram acionadas. O NE Brasil ficou no local até a chegada do socorro.
“Já havia anoitecido, o vento estava forte e a previsão indicava uma degradação ainda maior das condições atmosféricas nas horas seguintes, o que de fato ocorreu. Felizmente, avistamos a pequena embarcação pedindo auxílio. Prestamos todo o apoio necessário e mantivemos os tripulantes em segurança até a chegada da aeronave espanhola que concluiu o resgate”, destacou o comandante.
Pelas redes sociais, o governo da Espanha registrou o caso e disse que os tripulantes estavam em aparente bom estado.