A Nasa divulgou nesta quarta-feira (12) uma imagem inédita capturada pelo telescópio espacial James Webb. O observatório da agência completou um ano de atividades científicas feitas pela agência e fotos do universo tiradas pelo equipamento, lançado em 2021 no espaço.
Em nota, a Nasa informou que a cena divulgada mostra detalhes de Rho Ophiuchi, a formação estelar mais próxima da Terra. O telescópio mostra cerca de 50 estrelas jovens, próximas em massa à nossa estrela, o Sol. Segundo a Nasa, a imagem dá um vislumbre do que foi o início da vida do Sol.
“Casulos de poeira densa e escura ainda em formação de protoestrelas, enquanto um recém-nascido estelar emergente (no centro superior) dispara dois enormes jatos de hidrogênio molecular", explica a Nasa.
O telescópio, para a Nasa, permite estudar desde as primeiras galáxias até o sistema solar. “Este telescópio nos permite entender melhor a nossa história. Um brinde a um ano incrível, com muitos mais por vir!”, celebra a agência aeroespacial.
A imagem está a 390 anos-luz de distância. O James Webb é sucessor do telescópio Hubble. Ele custou US$ 10 bilhões à época e foi lançado no dia 25 de dezembro de 2021. A missão é enxergar o que ocorreu após o Big Bang, há 14 bilhões de anos, para desvendar a formação do universo e descobrir novos mundos fora do Sistema Solar.