'Não vamos permitir que faltem recursos ao RS', diz Lula em comitê de crise

Presidente da República afirmou que o governo federal estará "100% à disposição do povo gaúcho", que sofre com as chuvas torrenciais no estado

Da redação

'Não vamos permitir que faltem recursos ao RS', diz Lula em comitê de crise
Lula falou sobre situação do Rio Grande do Sul
Reprodução/Canal Gov/ YouTube

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em discurso nesta quinta-feira (2) que não irá permitir que faltem recursos para reconstruir o Rio Grande do Sul. A fala foi feita no comitê de crise do governo federal aliado ao estadual em Santa Maria. 

“O governo federal estará 100% à disposição do governo do Rio Grande do Sul, do povo, para a gente atender com material humano, com trabalho e eficiência, e recurso, para reparar os prejuízos", disse Lula. 

No primeiro momento, temos que salvar vidas. No segundo momento, cuidar de fazer uma avaliação dos danos e, a partir daí, saber como encontrar dinheiro para reparar esses danos

O presidente ressaltou que não faltará ajuda com saúde, seja para transportes, alimentação ou infraestrutura. “São estradas, pontes, casas. Lamentavelmente não podemos prometer recuperar as vidas, mas vamos minimizar o prejuízo de todas as pessoas”, afirmou o presidente. 

Chuvas no Rio Grande do Sul

Pontes vieram abaixo, pessoas foram arrastadas pela correnteza, deslizamentos de terra deixaram casas soterradas e cidades “desapareceram” após ficarem totalmente inundadas. Esse é o retrato do Rio Grande do Sul com os temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29).  

Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública. Ao menos 13 mortes foram registradas em decorrência dos temporais, que atingiram mais de 110 cidades. Cerca de 4,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. A Força Aérea Brasileira está ajudando nos trabalhos de resgate.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais