Na abertura da Cúpula do Mercosul, presidida pelo Brasil, o presidente Lula falou sobre a tensão entre Venezuela e Guiana. Lula afirmou que a América do Sul não quer um conflito e que não precisamos de guerra por aqui.
“Coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra. Não precisamos de guerra, não precisamos de conflito", disse.
O presidente brasileiro disse também que o bloco não pode ficar alheio ao que está acontecendo e que acompanha o caso com crescente preocupação.
A cúpula, que acontece no Rio de Janeiro, reúne representantes da sociedade civil e dos governos dos países que integram o Mercosul para discutir o fortalecimento da democracia na região do Cone Sul e ampliar a participação social na agenda política do bloco.
A Cúpula do Mercosul é também um ato preparatório para o ano do G20, grupo que reúne os principais países industrializados e emergentes do planeta.
O Rio de Janeiro será a capital do G20 e receberá, entre outros eventos, a reunião de cúpula nos dias 18 e 19 novembro de 2024.
Acordo União Europeia-Mercosul
Sobre o acordo entre União Europeia-Mercosul, Lula afirmou que não desistirá de fechar o negócio.
"Não existe nada que seja impossível a gente concretizar, mesmo essa tentativa de acordo com a União Europeia, está durando há 23 anos, mas a gente tem que continuar tentando fazer acordo com a União Europeia", pontuou.