Não podemos permitir que o Líbano se torne outra Gaza, diz secretário da ONU

Segundo António Guterres, em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, o ‘Líbano está à beira de um abismo’

da redação

António Guterres, secretário-geral da ONU, durante abertura da Assembleia Geral
António Guterres, secretário-geral da ONU, durante abertura da Assembleia Geral - REUTERS/Mike Segar

O secretário-geral da Organização das Nações Unidos (ONU), António Guterres, usou parte do seu discurso na abertura da Assembleia Geral para alertar sobre o aumento da escalada entre Israel e Líbano. 

“É hora de uma paz justa baseada na carta da ONU, no direito internacional e nas resoluções das Nações Unidas. Enquanto isso, Gaza é um pesadelo permanente que ameaça levar toda a região consigo”, disse Guterres. 

“Deveríamos ficar alarmados com a escalada. O Líbano está à beira do abismo. O povo libanês, israelense e os povos do mundo não podem permitir que o Líbano se torne outra Gaza”, acrescentou. 

António Guterres voltou a afirmar que nada “pode justificar os atos abomináveis de terror” cometidos pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, “e nada pode justificar a punição coletiva do povo palestino”. 

“A comunidade internacional deve se mobilizar para um cessar-fogo imediato, a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e o início de um processo irreversível em direção a uma solução de dois Estados”, declarou o secretário-geral da ONU na abertura da Assembleia Geral.

Declaração de António Guterres acontece um dia após ataques israelenses no Líbano deixarem quase 500 mortos e mais de 1,6 mil feridos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.