O empresário Elon Musk fez um pronunciamento após a confirmação do fechamento do escritório do X, antigo Twitter, no Brasil. Segundo Elon, a decisão foi difícil, mas teve que ser tomada pois “não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”.
“A decisão de fechar o escritório 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, escreveu Musk em sua conta.
Segundo a nota publicada, o serviço X continua disponível para o Brasil.
“O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes”, informou.
A rede social divulgou a decisão de Moraes enviada à empresa. Na decisão, Moraes relata que determinou que a empresa bloqueasse perfis investigados por práticas de crime, mas que a determinação não foi cumprida.
A rede social de Elon Musk afirmou que Alexandre de Moraes ameaçou representante legal da empresa no Brasil caso “não cumprisse suas ordens de censura”, na avaliação da empresa..
O STF disse que não vai se manifestar sobre a decisão.