Museu do Ipiranga: reabertura será nesta quarta-feira (7) após 9 anos fechado

Foram três anos de um trabalho de muito cuidado, focado nos mínimos detalhes para reabrir o espaço que volta a receber a presença de público

Da redação

Museu do Ipiranga: reabertura será nesta quarta-feira (7) após 9 anos fechado
Diogo Moreira/Governo de SP

A espera acabou! Nesta quarta-feira (7), o Museu do Ipiranga será reaberto após nove anos fechado. Um longo período de reformas até a conclusão marcam esse dia histórico, que comemora os 200 anos de Independência do Brasil

O prédio do Museu do Ipiranga foi construído de 1885 a 1890 com o objetivo de ser um monumento. Em 7 de setembro de 1895, foi inaugurado com o nome de Museu de História Natural, para contar a história da Independência do Brasil. Anos depois, em 1963, o espaço foi vinculado à Universidade de São Paulo. 

Devido a visitação constante do público, problemas na conservação física e estrutural do espaço foram detectadas nos anos 90 e com o passar dos anos foi se agravando, até o fechamento em 2013. 

As reformas estruturais no Museu do Ipiranga só foram iniciadas em outubro de 2019. Até agora, o valor público, privado e da Lei Rouanet investido foi de mais de R$ 230 milhões. 

Foram três anos de um trabalho de muito cuidado, focado nos mínimos detalhes para reabrir o Museu do Ipiranga e torná-lo atrativo para o brasileiro que mora ou vai visitar São Paulo. 

O espaço foi totalmente restaurado. A grande reforma no local contou com a restauração da fachada, que passou por limpeza, recuperação dos ornamentos e pintura. No alto do prédio do museu, o público ganhou um mirante, de onde dá para ver as fontes do Jardim Francês. 

Agora, a parte interna dobrou de tamanho e conta com uma área subterrânea e terá capacidade de receber 12 exposições. Mas também, contará com auditório, cafeteria, salas para oficinas e laboratório de arte. 

Além das obras estruturais, o Museu tem mais de 450 mil peças em seu acervo e cerca de quatro mil já estão prontas para receber a atenção dos visitantes. Algumas das obras passaram por restauração, entre elas o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo. 

A reforma proporcionou o ganho de acessibilidade ao Museu. Foram instalados, por exemplo, painéis em braille com a descrição das obras, vídeos com linguagem de sinais, além de quadros em alto relevo para que o público consiga sentir as texturas dos objetos. 

Apoio do Instituto Band

O Instituto Band é o único grupo de mídia que apoiou desde o início a reforma do Museu do Ipiranga. Cada etapa do processo de restauração foi registrada. “Nós acompanhamos desde o começo. Temos mais de 4 horas gravadas e vamos doar todas essas gravações ao museu”, disse João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes. Ele complementa que esse é o papel da mídia e fez com muito amor, carinho e orgulho. 

Ingressos gratuitos

Para os dois primeiros meses de reabertura, os ingressos para o público serão gratuitos. Para fazer a reserva, acesse o site do Museu do Ipiranga. Os bilhetes dos dias 8 a 11 de setembro já estão esgotados, mas na próxima segunda-feira (12), às 10h, um novo lote será disponibilizado. 

O brasileiro que ama arte e adora o roteiro cultural de São Paulo com certeza está com saudades de visitar o Museu do Ipiranga. Então, aproveite o bem cultural que voltou ao cenário da cidade. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.