O corpo da rainha Elizabeth II chegou ao Westminster Hall, no Parlamento britânico, onde será o velório aberto ao público da monarca que mais reinou na Grã-Bretanha. O rei Charles III deixou o local após participar do cortejo fúnebre que partiu do Palácio de Buckingham, em Londres, na manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (14).
Além de Charles III, participaram da procissão os irmãos do rei, Anne, Andrew e Edward, além dos filhos William e Harry. Desde cedo, uma multidão, mesmo sob chuva, concentrou-se na entrada do Palácio de Buckingham para acompanhar o cortejo até o Palácio de Westminster.
Galeria de Fotos
Corpo de Elizabeth II é levado para velório em Londres 1/7
E expectativa é que um milhão de pessoas visitem o caixão de Elizabeth II nos próximos dias para dar adeus à monarca, que reinou por 70 anos. A espera na fila pode passar de 12 horas.
Nas redes sociais, a princesa Anne, filha da rainha, divulgou uma foto com a mãe agradecendo por ter podido estar com ela nos últimos dias de vida da monarca. "Tive a sorte de compartilhar as últimas 24 horas da vida de minha querida mãe. Foi uma honra e um privilégio acompanhá-la em suas jornadas finais", disse Anne.
O caixão com o corpo da rainha Elizabeth II chegou no começo da noite dessa terça-feira (13) a Londres, vindo de Edimburgo, na Escócia. Debaixo de muita chuva, milhares de pessoas acompanharam a passagem do carro que levava o caixão de Elizabeth até o palácio de Buckingham.
Galeria de Fotos
Corpo de Elizabeth II é levado para velório em Londres 1/7
O cortejo foi recebido pelo rei Charles III, e pelos demais integrantes da família real britânica.
O caixão passou a noite no Palácio de Buckingham para que funcionários do palácio pudessem se despedir da rainha.
Funeral com chefes de Estado
No dia 19, acontece o funeral com a presença de 2 mil convidados, como chefes de Estado, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, e o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos. Representantes do Belarus, Rússia e Mianmar não foram convocados.
A monarquia pediu para as autoridades não utilizarem jatos particulares nem mesmo carros privados em Londres. Haverá um ponto de encontro para que os convidados sejam levados à Abadia de Westminster.
Depois disso, o caixão será levado ao Castelo de Windsor, onde, na Catedral de Sant George, ficará ao lado do pai da rainha, o rei George, e do marido Philip, morto em abril de 2021.