Mpox: entenda como o vírus é transmitido e os principais sintomas

Relatório da OMS apontou que os casos de varíola dos macacos já se aproximam de 100 mil

Emanuele Braga

Mpox: entenda como o vírus é transmitido e os principais sintomas
Mpox
REUTERS/Arlette Bashizi

Um relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado nesta segunda-feira (12) apontou que os casos de varíola dos macacos já se aproximam de 100 mil. Mas como o vírus é transmitido e quais são os principais sintomas? 

O que é mpox

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, a mpox é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas, causada pelo vírus Monkeypox

Transmissão da varíola dos macacos

O relatório da OMS especifica que, entre os modos de transmissão, o contato sexual é o mais comum, com mais de 83% dos relatos. Mas o vírus também pode ser transmitido por:

  • contato direto ou indireto com sangue, assim como fluídos corporais,
  • lesões na pele, 
  • mucosas de animais infectados, 
  • e aatravés da placenta, de mãe para filho. 

Sintomas da mpox

Entre os casos em que pelo menos um sintoma é relatado, o mais comum é a erupção cutânea, seguido por febre, erupção cutânea sistêmica, que causa alteração na textura da cor da pele, ou genital. 

Existe tratamento?

Até o momento, não há tratamento para a doença, portanto, existe a necessidade do diagnóstico e acompanhamento clínico para evitar complicações e prevenir sequelas a longo prazo. 

Em relação ao número de mortes, de janeiro de 2022 a junho de 2024, foram registradas 208 óbitos, com mais de 99 mil casos em 116 países.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais