MPF pede acesso a relatórios da Abin antes dos atos criminosos de 8 de janeiro

Pedido menciona matérias da imprensa que afirmam que a Agência produziu alertas sobre potenciais ataques na Praça dos Três Poderes

Da redação

MPF pede acesso a relatórios da Abin antes dos atos criminosos de 8 de janeiro
MPF pede acesso a relatórios da Abin antes dos atos criminosos de 8 de janeiro
Foto: STF

O Ministério Público Federal (MPF) pediu para o Senado fornecer relatórios de inteligência que tenham conexão com atos criminosos que ocorreram em oito de janeiro na Praça dos Três Poderes. No pedido, divulgado nesta terça-feira (2), há a menção de matérias na imprensa que afirmam que a Abin produziu alertas sobre potenciais ataques. 

Na petição, o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria-Geral da República (PGR), Carlos Frederico Santos, afirma que os informes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram entregues ao Senado. 

Para Carlos Frederico, os documentos podem ajudar na “elucidação dos fatos em apuração”. Ele pontua os informes pretendiam "alertar sobre o risco de atos antidemocráticos em janeiro de 2023, com registro das autoridades e dos órgãos alcançados pelas respectivas difusões”.

No pedido, o coordenador também pede para o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, requisite à Abin o envio de cópias de todos os relatórios de inteligência, relatórios informativos e registros de informação, produzidos entre 1º e 8 de janeiro de 2023, e que tenham relação com os atos praticados em oito de janeiro. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais