O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta quarta-feira (1º) que “não falta assunto” para uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A declaração foi dada a jornalistas após a informação de que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tenta viabilizar uma reunião – entre outros assuntos, para debater a crise hídrica e o impacto no setor energético.
Mourão afirmou que a data ainda não foi marcada, mas assegurou que as questões vêm sendo acompanhadas pelo Executivo.
“O que eu tenho acompanhado é que o governo tomou as medidas necessárias, criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e a hora, no sentido de impedir que haja apagão”, disse o vice-presidente, que reconhece problemas no cenário.
“Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento - o próprio ministro falou isso. Vamos torcer. Nós temos uma matriz energética muito baseada em hidrelétrica. A maior parte é para atividade da agropecuária, o consumo humano é menor parte, a outra é geração de energia. Tem que haver uma dosagem disso aí, né?”, acrescentou.
“É algo que a gente vai enfrentar nos próximos anos na minha visão, enquanto não houver uma recuperação plena dos nossos reservatórios”, completou.