O pastor e teólogo Timothy Keller, criador da Igreja Presbiteriana Redentora de Nova York, morreu nesta sexta-feira (19) aos 72 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas.
A morte foi anunciada através das redes sociais oficiais do pastor, que estavam sob administração do filho, Michael Keller. Ele apontou que o pai faleceu em casa, na companhia da esposa.
Ele esperou até estar sozinho com mamãe. Ela o beijou na testa e ele respirou pela última vez. Nós nos confortamos em algumas de suas últimas palavras: 'não existe lado negativo em partir, sob nenhum aspecto'. Nos vemos em breve, pai, escreveu Michael.
Em 2020, Tim Keller, como era conhecido, foi diagnosticado com câncer de pâncreas. Antes, havia tratado câncer de tireoide. Por quase três décadas, Keller foi pastor da igreja que fundou em 1989, em Manhattan, bairro central de Nova York.
Quem era Tim Keller
Seguidor da liturgia tradicional, Keller também trazia referências da cultura pop em seus sermões, como Woody Allen, Star Wars e as obras de J.R.R. Tolkien, escritor de “O Senhor dos Anéis”. Saiba mais sobre quem foi Timothy Keller.
Com o estilo, atraía jovens profissionais de Nova York, como advogados, trabalhadores da área de tecnologia, profissionais do mercado financeiro e aspirantes a atores. A Igreja Presbiteriana Redentora chegava a reunir 5 mil fiéis por semana.
A visão de Keller atingiu ainda mais pessoas através dos livros que escrevia. De 2008, "A Fé na Era do Ceticismo" se tornou um best-seller.