Morre o fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, aos 85 anos

Sacerdote ficou internado pelo menos um mês, com quadro de pneumonia

Da redação

Monsenhor Jonas Abib, sacerdote fundador da Canção Nova, morreu aos 85 anos em Cachoeira Paulista (SP), na noite de segunda-feira (13). A informação foi confirmada pela assessoria da comunidade católica e compartilhada nas redes sociais. 

Segundo a Canção Nova, Jonas Abib morreu devido a insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. O sacerdote havia deixado o hospital na última quinta-feira (8), após um mês internado para tratamento de pneumonia. O religioso também tratava um mieloma, câncer nas células plasmáticas. 

Pelas redes sociais, a Canção Nova informou que o corpo do Monsenhor está sendo velado nesta terça-feira (13) no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes e será sepultado no Santuário do Pai das Misericórdias, ambos na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista. 

O velório irá até quarta (14). Na quinta-feira (15), o corpo do sacerdote será transferido para o Santuário do Pai das Misericórdias. Por fim, a nota informa que a Canção Nova organizou missa de corpo presente e o sepultamento será na quinta, às 15h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Em nota de pesar, o Governo Federal, por meio da presidência da República, prestou condolências aos familiares e amigos da Comunidade Canção Nova. “Modelo de Sacerdote, o Padre Jonas foi um fiel servo de Deus, totalmente devotado ao ideal de conduzir almas à salvação mostrando-lhes o Cristo por meio de seu exemplo", diz a nota. 

“O Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força, fé e perseverança a toda a “família Canção Nova” para superar esse difícil momento e continuar cumprindo a missão abraçada pelo Monsenhor Jonas Abib”, completa a nota da Secretaria Especial de Comunicação. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também emitiu nota lamentando a morte de Jonas Abib. Na publicação, dom Walmor Azevedo de Oliveira, presidente da CNBB, expressou as condolências. “O monsenhor Jonas Abib é uma referência imorredoura de homem de Deus apaixonado por Jesus Cristo. Constituiu pela força de sua fé testemunhada uma rica herança no caminho missionário da Igreja, fonte de inspiração", pontuou. 

"Em comunhão de preces e amizade, nos unimos aos membros todos de sua obra, iluminados pela certeza que ouviu de seu Redentor: “Servo bom e fiel, entra na alegria de teu Senhor”, completou. 

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, também lamentou a morte. “Em monsenhor Jonas sempre vi a garra, a coragem, a firmeza em anunciar o Evangelho, buscando testemunhar e transmitir a alegria de poder entoar um canto novo, uma canção nova ao Deus da vida. Que o monsenhor Jonas seja recebido nas alegrias eternas”, afirmou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais