Morre o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence

Ele foi ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1989 e 2007

Da redação

Morre o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence
Morre em Brasília o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence
José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Morreu na madrugada deste domingo (2), o advogado e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, aos 85 anos. Ele estava internado há mais de uma semana no hospital Sírio Libanês. em Brasília.

Nascido em Sabará, em Minas Gerais, José Paulo Sepúlveda Pertence se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e tomou posse como ministro do STF em 1989. Ele se aposentou do cargo em 2007.

Ele também foi membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e fez parte da equipe de advogados do presidente Lula.

O ministro Sepúlveda Pertence será velado no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (3), a partir das 10h, e o enterro será às 16h30 no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Em publicação no Twitter, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, lamentou a morte de Sepúlveda Pertence.

“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, disse.

O ministro Gilmar Mendes lembrou a atuação de Sepúlveda Pertence na luta contra a ditadura.

“Sepúlveda Pertence, foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, disse.

Alexandre de Moraes também lamentou a morte do ex-ministro do STF.

“O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais