Morreu nesta segunda-feira (09), dom Mauro Morelli. O bispo emérito faleceu aos 88 de idade, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, onde estava internado nos últimos dias após enfrentar um período de enfermidade devido às complicações inerentes à idade avançada.
Nascido em Avanhandava, no estado de São Paulo, e criado em Penápolis, dom Mauro Morelli era filho de Eduardo Morelli e Rosa Gomes.
Seu percurso acadêmico incluiu estudos de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, no Rio Grande do Sul, e de Teologia na Saint Mary's Seminary and University, em Baltimore, nos Estados Unidos, onde foi ordenado diácono em 3 de junho de 1964 e presbítero em 28 de abril de 1965.
Como sacerdote, dom Mauro exerceu diversas funções, sendo Vigário Paroquial de São João Batista, em Rio Claro, SP (1966-1974); Vigário Episcopal na Região de Rio Claro da Diocese de Piracicaba, SP (1967-1974); e Secretário do Regional da Sul 1 – CNBB (1971-1975).
O bispo diocesano, dom Tarcisio dos Santos, expressou seu pesar:
"Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor. Com confiança na ressurreição, proclamamos em uma só voz: Vem, Senhor Jesus!"
Lula lamenta a morte de Dom Mauro Morelli
Pelas redes sociais, o presidente Lula lamentou a morte de Dom Mauro. Segundo o presidente, Dom Mauro foi um incansável expoente da luta contra a fome.
“Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país. Primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, foi um dos responsáveis pelo projeto do Fome Zero e membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Dedicou sua vida aos ensinamentos do Cristo e o combate à desnutrição infantil. Soube, com grande tristeza, do falecimento desse grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário. Meus sentimentos aos irmãos de fé de Dom Mauro Morelli nesse momento de tristeza e despedida”, escreveu o presidente.