Morreu nesta quarta-feira (11) Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru. A informação foi confirmada em publicação nas redes sociais pela filha dele, Keiko Fujimori. O político faleceu após tratar um câncer na língua.
“Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir ao encontro do Senhor. Pedimos a quem o apreciava nos acompanhe em oração pelo eterno descanso de sua alma”, escreveu Keiko.
Alberto Fujimori governou o país durante a década de 90. Ele é considerado um dos líderes mais polêmicos da América Latina, com escândalos de corrupção e violações de direitos humanos como marcos do governo dele.
Fujimori passou 16 anos preso, condenado por crimes contra a humanidade durante o mandato. Ele foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão e também foi condenado por corrupção, espionagem, suborno e compras ilegais.
O ex-presidente foi liberado em dezembro de 2023, para tratar o câncer em casa. Apesar da idade e do câncer, o ex-presidente gerou a expectativa de concorrer à presidência do Peru em 2026.