A economista Maria da Conceição de Almeida Tavares faleceu neste sábado (8) em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, aos 94 anos de idade. Nascida em Portugal, Maria chegou ao Brasil em fevereiro de 1954 e tornou-se personalidade notória nos estudos da economia brasileira sob um olhar desenvolvimentista.
Recentemente, suas aulas e opiniões passaram virilizar nas redes sociais. Em 2012, Maria recebeu o prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia da então presidente Dilma Rousseff (PT), no Palácio do Planalto.
Autora de diversos livros na área econômica, Maria também deu aulas em universidades e foi deputada federal pelo Partidos dos Trabalhadores na legislatura entre 1995 e 1999.
Nas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento da economista e disse ter tido "prazer e honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos".
Já o deputado estadual por São Paulo Eduardo Suplicy (PT) também publicou uma mensagem de despedida para Maria: "Ela tornou-se célebre não só pelo vigor de seu pensamento, mas pela paixão com que defendeu seus pontos de vista, sempre procurando identificar os interesses da grande maioria da população".
Maria deixa dois filhos, dois netos e um bisneto. A causa da morte não foi revelada.