A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (14) mandados de prisão contra os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido de prisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendendo a demanda da Polícia Federal.
A prisão ocorre em meio a um inquérito que busca desarticular uma estrutura voltada a obstruir investigações que apuram a existência de organizações criminosas, mediante divulgação de dados sigilosos e corrupção de menores.
A PF teria identificado ações voltadas a expor e intimidar policiais federais e familiares, que atuam em inquéritos que tramitam no STF. Segundo a PF, os investigados chegaram a empregar crianças e adolescentes e seus perfis em redes sociais para a prática das condutas.
Os envolvidos podem responder por corrupção de menores, divulgação de segredo e embaraço à investigação sobre organização criminosa. Sobre a operação, a Band apurou que o ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, deve instaurar um procedimento que pede o compartilhamento das provas contra Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio.
Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos
Reprodução/Facebook/PT do Senado