Moradores do Rio de Janeiro continuam reclamando da falta de fornecimento de água

Moradores do Rio de Janeiro continuam reclamando da falta de fornecimento de água

Da Redação, com BandNews FM

Moradores do Rio de Janeiro continuam reclamando da falta de fornecimento de água Agência Brasil
Moradores do Rio de Janeiro continuam reclamando da falta de fornecimento de água
Agência Brasil

Moradores do Rio de Janeiro podem ficar sem água até esta terça-feira (09), depois que a operação na Estação de Tratamento de Água do Guandu teve que ser suspensa no sábado (06). O religamento aconteceu às 5h deste domingo (07). As informações são da Amanda Martins, da BandNews FM.

O objetivo era renovar parcialmente a água da lagoa e evitar o aumento de algas. Quando há altas concentrações de algas a probabilidade da formação da geosmina aumenta.

As comportas da ETA Guandu foram abertas para o escoamento com maior volume e velocidade. Foi o mesmo procedimento realizado em meados de janeiro quando relatórios da Cedae apontaram nível de geosmina acima do limite máximo.

A companhia continua aplicando carvão ativado e argila lantânica na estação de tratamento, mas estuda formas alternativas que possam ajudar a solucionar o problema.

No domingo (07), moradores de diferentes pontos do Rio e de cidades da Baixada Fluminense ainda sofriam com o desabastecimento. Em locais onde abastecimento foi normalizado, ainda era possível sentir gosto e cheiro na água, além de coloração barrenta em alguns endereços.

Por determinação da Justiça, a empresa vai ter que apresentar ao Ministério Público e à Defensoria Pública do estado uma relação das reclamações à ouvidoria de desabastecimento e qualidade ruim da água, além das providências adotadas para resolver os problemas.

Os órgãos também pediram intervenção na gestão da companhia para garantia do abastecimento de água em um prazo de até 48 horas a partir da reclamação do consumidor.

Mais notícias

Carregar mais