O molho de tomate perfeito é feito de forma simples, com poucos ingredientes, mas precisa ser cremoso – é o que explica o chef de cozinha Nello Garaventa. No Papo com Sabor, o especialista em culinária italiana diz quais erros os cozinheiros amadores costumam cometer na hora de prepará-lo e revela receita de família. Assista no vídeo acima!
Em bate-papo com a apresentadora Paula Varejão, no programa De Onde Vem, do canal Sabor & Arte, Nello conta que o açúcar, ingrediente utilizado por muita gente, não contribui para o dulçor da receita. No entanto, a cenoura cumpre essa função. Bater o fruto no liquidificador também não é uma boa ideia para garantir uma boa consistência. “O molho fica muito ralo, e ele deve ter polpa, ser grosso”, explica.
Aprenda a receita do chef Nello Garaventa
Coloque a mão na massa e prepare o molho de tomate digno de restaurante – que é muito prático! – em 30 minutos. Anote os ingredientes e o passo a passo:
Ingredientes
- tomate
- cenoura
- cebola
- alho
- folhas de louro
- sal
- pimenta-do-reino
Modo de preparo
Corte o tomate em pedaços grandes para facilitar o preparo e agilizar o cozimento – os tomates vão desmanchar. Em seguida, refogue a cebola e o alho. Adicione o tomate e a cenoura. Por fim, tempere com sal, pimenta-do-reino e folhas de louro. Deixe cozinhar por 25 minutos.