‘Missão é unir o Brasil e reconstruir um país soberano’, diz Lula na ONU

No discurso, Lula declarou que 'o Brasil está de volta' para dar contribuição ao enfrentamento aos principais desafios globais

Da redação

Lula durante discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU
REUTERS/Mike Segar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19), em Nova York, nos Estados Unidos. O petista reforçou durante a fala que “o Brasil está de volta”. 

Para ele, a missão é unir o Brasil e reconstruir um país soberano, justo, sustentável, solidário e alegre. “O Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com o mundo e com o multilateralismo, como não me canso de repetir: o Brasil está de volta”, declarou o presidente. 

“O Brasil está de volta para dar a sua devida contribuição ao enfrentamento aos principais desafios globais”, pontuou Lula, que foi aplaudido pelos líderes presentes no plenário da Assembleia Geral. 

O líder brasileiro lembrou que há 20 anos ocupou a tribuna da Assembleia Geral da ONU pela primeira vez. “Disse naquele 23 de setembro de 2003: ‘Que minhas primeiras palavras diante deste Parlamento Mundial sejam de confiança na capacidade humana de vencer desafios e evoluir para formas superiores de convivência’. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade”, declarou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.