O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19), em Nova York, nos Estados Unidos. O petista reforçou durante a fala que “o Brasil está de volta”.
Para ele, a missão é unir o Brasil e reconstruir um país soberano, justo, sustentável, solidário e alegre. “O Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com o mundo e com o multilateralismo, como não me canso de repetir: o Brasil está de volta”, declarou o presidente.
“O Brasil está de volta para dar a sua devida contribuição ao enfrentamento aos principais desafios globais”, pontuou Lula, que foi aplaudido pelos líderes presentes no plenário da Assembleia Geral.
O líder brasileiro lembrou que há 20 anos ocupou a tribuna da Assembleia Geral da ONU pela primeira vez. “Disse naquele 23 de setembro de 2003: ‘Que minhas primeiras palavras diante deste Parlamento Mundial sejam de confiança na capacidade humana de vencer desafios e evoluir para formas superiores de convivência’. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade”, declarou.