A Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) anunciaram nesta segunda-feira (3), durante evento no Space Center, nos Estados Unidos, os quatro astronautas que vão voar ao redor da Lua na missão Artemis II, em 2024.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, essas pessoas– a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas vão representar a melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, da Nasa Johnson.
Segundo Vanessa Wyche, essa é uma missão que abre caminho para a expansão da exploração humana do espaço e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias.
“A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.
O teste de voo Artemis II de aproximadamente 10 dias será lançado no foguete do Sistema de Lançamento Espacial da agência, provará os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion e validará as capacidades e técnicas necessárias para os humanos viverem e trabalharem no espaço profundo.
O voo, programado para se basear na missão Artemis I concluída em dezembro, vai preparar o terreno para a primeira mulher e primeira pessoa negra na Lua por meio do programa Artemis, que abre caminho para futuras missões de exploração humana de longo prazo e, eventualmente, para Marte. Esta é a abordagem de exploração da Lua a Marte da agência.
Veja quem são os astronautas
Reid Wiseman: comandante
Reid serviu como Engenheiro de Voo a bordo da Estação Espacial Internacional para a Expedição 41. Durante a missão de 165 dias, Wiseman e seus companheiros de tripulação passaram horas conduzindo pesquisas científicas em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica. Eles completaram um recorde de 82 horas de pesquisa em uma única semana.
Wiseman também promoveu uma forte presença na mídia social ao longo de sua missão, compartilhando fotos, tweets pessoais e vídeos curtos sobre a vida a bordo da estação. Este foi o primeiro voo espacial de Wiseman, que também incluiu quase 13 horas de caminhada espacial. Wiseman atuou mais recentemente como Chefe do Escritório dos Astronautas.
Victor Glover: piloto
Victor Glover foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto servia como membro legislativo no Senado dos Estados Unidos. Mais recentemente, ele serviu como piloto e segundo em comando no Crew-1 SpaceX Crew Dragon, chamado Resilience, que pousou em maio de 2021.
Christina Hammock Koch: especialista em missão
Christina Hammock Koch foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013. Ela serviu como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) para as Expedições 59, 60 e 61. Koch estabeleceu um recorde para o voo espacial mais longo de uma mulher com um total de 328 dias no espaço e participou das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas.
Jeremy Hansen: especialista em missão
Jeremy é bacharel em ciências espaciais; mestre em física e tem certificação de voo: Airline Transport Pilot License. Ele ganhou a licença de piloto aos 17 anos em Ontário, no Canadá. Este treinamento o levará à aceitação no Royal Military College Saint-Jean em Saint-Jean-sur-Richelieu.
Jeremy Hansen se torna o primeiro canadense a ser encarregado de liderar uma classe de astronautas da Nasa, o que significa que ele é o responsável pelo treinamento de candidatos a astronautas dos Estados Unidos e do Canadá.