Ministro prevê privatização da Eletrobras até julho

Em visita à Índia, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo planeja privatizar a Eletrobras até julho deste ano

Da Redação, com BandNews TV

Em visita à Índia, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo planeja privatizar a Eletrobras até julho deste ano. “A decisão que foi tomada de o processo entrar na pauta em até 20 dias vai obrigar um ajuste do nosso cronograma para oferta de ações”, disse. 

“Vamos realizar a oferta de ações ainda, acreditamos, no primeiro semestre deste ano ou no mais tardar no início do segundo semestre de 2022. Entendemos que esse processo é importante para o país e que vamos sim com um trabalho que está sendo feito pelo TCU realizar essa capitalização”, afirmou Bento Albuquerque. 

Decisão

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou por pelo menos 20 dias a decisão final sobre a privatização da Eletrobras. 

O ministro Vital do Rego, que já dava sinais de que pediria vistas do processo, adiando a conclusão do julgamento final, aceitou reduzir o prazo da análise de 60 para 20 dias. 

Mesmo assim, o pedido de vistas atrasa a segunda parte do processo. O adiamento interfere nos planos do governo federal de desestatizar a empresa ainda este ano e pode inviabilizar a privatização.

Com o pedido atual, o tempo ficaria muito curto para o leilão no dia 13 de maio, janela considerada ideal pelos investidores antes das eleições.

O fim de julho e começo de agosto é um período muito próximo das eleições presidenciais, tradicionalmente marcado por forte volatilidade no mercado de ações. Além disso, fundos internacionais não costumam fazer aportes em capitalizações no segundo semestre, quando é férias no Hemisfério Norte.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.