O ministro do Turismo defende a realização das festas de réveillon e de carnaval. Gilson Machado acredita que bem antes, no final de setembro, os grandes eventos estarão a pleno vapor no Brasil.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, ele disse que a retomada será proporcionada pelo avanço da vacinação. É justamente o que já está acontecendo na Europa e nos Estados Unidos, lembra o ministro.
“Eu espero e nós estamos contando com isso. Estamos vendo que os números estão diminuindo nas pessoas que já foram vacinadas no mundo todo. Os Estados Unidos já abriram, a final da Euro Copa com público 100%, o torneio de Roland Garros e Wimbledon com 100%. Eu acho que estamos caminhando e vamos liberar. Acho que no final de setembro já estaremos com o setor de eventos recuperado, porque temos locais como Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, que já abriu 100%”, disse.
Gilson Machado ressaltou também que a tendência é o ecoturismo crescer muito no Brasil depois da pandemia. Segundo o ministro, o desafio é criar estrutura para que o visitante chegue com facilidade a locais mais isolados e tenha conforto na hospedagem.
“O ecoturista quer ter contato com a natureza durante o dia, mas quando chega no quarto dele ele quer o quarto com conforto. Quer uma cama boa, quer um ar-condicionado e wifi no quarto. Até porque sem conectividade de internet você não consegue divulgar o local. A maior divulgação é o próprio turista postando nas suas redes sociais e marcando os amigos. Essa sim é a uma divulgação maciça, real e na hora”, disse.
O ministro Gilson Machado determinou a criação de um grupo para estudar o preço das passagens aéreas, que ele considera alto demais em alguns casos.