O ministro Fábio Faria, das Comunicações, revelou quais serão as próximas capitais a terem a tecnologia 5G puro (sem interferência de outras frequências). Segundo ele, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa terão o sinal em operação já em julho, conforme o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Até agosto, a previsão é de pelo menos 25 capitais. A expectativa é que, neste mês, tenha em São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte, até o final do mês ou, no máximo, comecinho de agosto”, contou o ministro em entrevista ao BandNews TV na manhã desta quarta-feira (06).
O prazo máximo para que todas as capitais estejam com o 5G em pleno funcionamento é setembro, porém, Faria disse que pelo menos 24 cidades terão o serviço em operação até agosto. Só em Manaus e Belém que a tecnologia pode iniciar em setembro, informou o ministro.
“Em agosto, teremos o restante das capitais. Só Belém e Manaus, que são as duas capitais que vão demorar um pouco mais. Talvez seja em setembro”, sublinhou Faria. “Pelo que a gente tem de informações da Anatel, até agosto, praticamente, todos receberão o 5G”, continuou.
5G em Brasília
Brasília se tornou, hoje, a primeira cidade brasileira com a tecnologia 5G em funcionamento, cuja aprovação da Anatel aconteceu na última segunda-feira (04). Com isso, a capital federal passa a ter uma internet com maior velocidade.
A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, o que elevará o alcance da tecnologia para 65% da população.
Sobre o 5G
Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.