O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse nesta sexta-feira (06) que a pasta está estudando a redução do tempo do isolamento de infectados assintomáticos pela Covid-19 para cinco dias. Atualmente o período é de 10 dias. As mudanças nas diretrizes estão sendo estudadas pela área técnica do Ministério.
“Possivelmente porque está sendo adotado em outros países que tem assento em evidências cientificas e é possível que adotemos essa mesma conduta. A sinalizações apontam para casos de menor gravidade sobretudo nos indivíduos que estão vacinados. Vamos esperar mais três semanas ou quatro para se ter uma ideia mais definitiva do potencial de letalidade da variante ômicron”, disse Queiroga.
O ministro disse que a pasta tem se preocupado com a região norte do país pois apresenta ainda índices baixos de cobertura vacinal e o frágil sistema de saúde local. “Temos que ter um plano de contingência consistente para que se houver pressão sobre o sistema de saúde os estados e municípios poderem responder de maneira adequada”.
Ainda durante a fala o ministro acrescentou a necessidade de se avançar com a vacinação em alguns estados, principalmente por causa da ômicron e ampliar a testagem para tentar controlar o avanço da Covid-19.